NOTA DE FALECIMENTO
ALMIRANTE GREGO
Terça-feira, 16 de março de 2015.
Participo, com tristeza, o falecimento do Alte Grego, ilustre Chefe Naval que presidiu a AVCFN.O Texto abaixo, constante da Revista AVCFN 40 Anos mostra a importância do Alte grego para nossa Associação, o que o fez merecedor da Medalha Mérito AVCFN.
O Veterano Ulisses está organizando uma comitiva para o enterro, que deverá ocorrer no Cemitério São João Batista, amanhã, dia 18MAR, às 10h45, no Cemitério São João Batista.
C-Alte FN Elkfury - Pres. Nac. AVCFN
-
ALMIRANTE GREGO
O CONSOLIDADOR
O CAlte (Refº-FN) Álvaro Jorge de Ollivier Grego nasceu em Macaé (RJ), em 18 de junho de 1926, filho de Elias José Grego e Maria Magdalena de Ollivier Grego. Ingressou na Escola Naval em 2 de janeiro de 1945 e fez carreira no CFN, sendo promovido a Contra-Almirante em 31 de março de 1977. Foi transferido para a Reserva Remunerada em 13 de março de 1980, mas voltou ao Serviço Ativo em 16 de fevereiro de 1983, quando foi designado Presidente da Comissão de Desportos da Marinha, cargo exercido até 11 de maio de 1988. Foi Reformado em 18 de junho de 1994, quando completou a idade limite para permanência na Reserva.
Em meados de 1995, sentindo os Associados a necessidade de ampliar a área de atuação da AVCFN e, consequentemente, ter maior projeção junto ao CFN e à Marinha, buscou-se convidar para a sua Direção Oficiais e Praças que tivessem trânsito fácil e credibilidade em todos os níveis e setores da Marinha, contribuindo, de forma direta, para o reconhecimento e engrandecimento da AVCFN. Foi, então, por sugestão do Tenente Sinésio ao Alte Edésio, levantada a idéia de propor para a Presidência o Alte Grego. Na AGE realizada em 07 de outubro de 1995 o Alte Grego foi indicado por aclamação para assumir a Presidência da AVCFN, agora já formalizada como Pessoa Jurídica de Direito Privado e de âmbito nacional.
O Alte Grego, chefe e líder respeitado, em sua gestão reuniu Oficiais e Praças como colaboradores e estruturou e dinamizou a Associação, dando-lhe nova expressão. Aquele momento de mudança de visão foi historicamente significativo. O entrosamento entre o Alte Grego e o Tenente Sinésio foi primordial e essencial naqueles primeiros passos da nova visão da AVCFN. Foi esta junção de esforços que permitiu, também, a ampliação do quadro de Associados e a ativação das primeiras Seções Regionais.
ADSUMUS
Quem escreve é JOSE MILBS DE LACERDA GAMA, filho de Ecila Mria de Lacerda Gama e neto de Mathias Coutinho de Lacerda...Meus pais e avós foram amigos da Familia do Almirante Grego e do Dr. Julio Olivier médico humanista e amigo fiel de meus avós...
ResponderExcluirSempre que ia, anos 12 anos de idade com minha avó Alice Lacerda visktar o túmulo de meu avô na Quadra D do Cemitério de Santana, ela púnha uma flor no tumulo do Dr. Julio...Elça falecida eu continuei fazendo isso ate que um dia abordado por senhor alto simpatico que queria saber de minha atitude no tumulo e eu explicando ele se identificou como GENERAL JULIO MAXIMILIANO OLIVER FILHO.. nasceu dai uma amizade. Minha mãe dizia sobre o General e o chamava de Julinho...
Tempos passando e uns anos fui lá e vi o nome do General no tumulo.. Ele voltou a terra em que nasceu..
Hoje fui e deparei com o tumulo do Dr, Julio com os nomes quebrados etc...
Achei estranho pq quase que perdi o de meu avô uma época. O administrador do Cemitério quando perguntei ele me mostrou o mapa da quadra D e cosnta como responsavel uma senhora de nome ZILA DE OLIVEIRA MOREIRA ALVES se ela for parente tudo bem. Mais temo pelo descaso e pelas pedras quebradas com os nomes.. Se vcs tiverem acesso a familia do Almmirante Alvaoro Jorge que é sobrinho do Dr. Julio peça que eles procurem ver o que esta havendo. O provedor da Irmandade de santana é um sargento do exercito. Falei com ele mais não vi boa vontade.Nome dele Sargente Sueiro do Forte Marechal Hermes em Macaé. Tenho as fotos do tumulo.
abs
meus telefones 015 22 9994 27 994 e fixo 2 773 26 79 sou jornalista e dito o jornal O REBATE www.jornalorebate.com e devo ao Almirante Grego minha absolvicão nos anos 70 num IPM e AI 5 na Marinha..
meu email josemilbs@gmail.com
Tive a honra e o privilégio de conviver com o meu chefe na década de 1980 no CEFAN e só hoje fiquei sabendo da nota de falecimento .
ResponderExcluir